top of page

Modelo de Negócio

Em 2017 o mercado de resolução UHD, 4K, foi estimado em cerca de 31 bilhões de dólares, sendo que este valor por aumentar para os 110 bilhões de dólares até ao ano de 2023. Esta estimativa somente diz respeito a painéis de resolução 4K usados em monitores de computador, smart TVs, smartphones, entre outros, sendo que produtos como as televisões UHD 4K não fizeram parte deste estudo.

É possível interpretar este crescimento significativo de mercado como uma clara evidência da vontade dos consumidores em relação ao tipo de monitor que possui em casa.

A procura por este tipo de tecnologia aumenta à medida que mais e mais pessoas expectam melhorar a qualidade de imagem dos conteúdos que consomem.

É também um fator importante o facto de as filmagens realizadas para filmes sobretudo internacionais (Hollywood) adotarem cada vez mais tecnologias avançadas para melhoria de qualidade de imagem, levando, assim, os consumidores a preferirem produtos com alta capacidade de resolução. A inclusão de capacidade de realidade aumentada também impulsiona significativamente o mercado de displays 4K.

Tendo em conta o provável modelo de negócios adotado para a distribuição de conteúdo UHD 4K, o vídeo on demand (VOD) supera, de uma maneira geral, os chamados "canais lineares", ainda que esteja em discussão se estes mesmo canais serão o melhor modelo de negócio para a introdução deste tipo de resolução.

Quando falamos das televisões 4K, ou seja, de resolução Ultra HD, é necessário entendermos exatamente o produto/serviço que se está a oferecer, como funciona o seu método de produção, a quem se direciona (público alvo) e quais as fontes de receita .

bottom of page